sábado, 4 de agosto de 2012

Feira de Sant'iago

Olá
Como hoje foi o penúltimo dia de feira aqui em Setúbal, então fui dar uma volta para me despedir até para o próximo ano....mas que desilusão!!
Desde que mudaram a feira de lugar, passaram-na do centro da cidade para a parte de cima de Setúbal -BelaVista, Terroa, Manteigadas - a feira foi perdendo as suas características, a sua alegria, a sua essência de feira!
Quando a feira ficava no centro da cidade, o que eu mais gostava era de ir passear até ao fundo da Avenida Luisa Todi, e fazer a "voltinha das vergas e dos pratinhos", e não era só eu....os turistas adoravam aquela parte da feira, onde compravam imensas recordações, casais de idosos passavam a noite inteira a passear naquela zona, vinham pessoas de outras localidades de Portugal em excursões para visitar a nossa Feira de Sant'iago!
Agora, com a feira instalada onde está, não se vê turistas a comprarem recordações, não se vê casais de idosos a passear, não se vê pessoas de fora a visitar-nos, e eu não tenho a minha zona favorita da feira....
Os turistas não vão à feira porque não têm transporte para chegar lá (sinceramente não estou a vê-los a apanhar o transporte público!) e possivelmente nem sequer sabem da existência da mesma, visto que a publicidade é mínima, os casais de idosos também não vão à feira, porque para eles, a feira deixou de ter interesse (acham que os idosos estão interessados em andar no streetfighter? nem eu estou interessada, quanto mais eles!), e as excursões também acabaram, pelo mesmo motivo....a FEIRA PERDEU QUALIDADE, PERDEU NÍVEL!!!!
Desde que a feira está instalada naquela zona, está a perder qualidades, nível, os nossos feirantes estão a ser substituídos por pessoas de outras etnias que não têm nada a ver com o simbolismo da nossa feira portuguesa, e outra coisa que me fere a sensibilidade nesta feira, é o imenso reforço policial, parece que a todo o momento estão á espera que comece algum motim em qualquer parte da feira!
E para continuar o roll de miséria que é actualmente a feira de Sant'iago, vou falar dos acessos, claro!....
Quando a feira estava instalada no centro da cidade, é claro que tínhamos a entrada principal, mas em toda a volta da feira, nós podíamos entrar, porque os acessos eram fáceis, limpos e iluminados, ao contrário do que acontece actualmente. Nesta feira, temos a entrada principal, também.....mas é SÓ a única entrada decente da feira, porque todas as outras....enfim.....
Naquelas chamadas conversas de café, tenho me apercebido que muita gente pensa como eu, e o que me deixa admirada é como a própria autarquia não vê isto, salta aos olhos de toda a gente que a feira se está a transformar no "Mercado da Xepa", e será que é isso que os nossos autarcas querem para a nossa cidade?
Já não basta que esta capital de distrito - eu sei, pode não parecer, mas Setúbal é capital de distrito! - se esteja a transformar num imenso bairro social, para ainda por cima, perdermos um dos nossos ex-libris?
Mas o que é que estes autarcas querem fazer á minha cidade?
Não vale a pena desculparem-se com a crise que o pais atravessa, porque Setúbal já vem definhando muito antes da crise, esta crise apenas deu mais velocidade ao que já estava a acontecer....
Bem, mas isto é outro tema de conversa para o meu blogue, fica para a próxima...prometo!
Agora, só quis deixar aqui registada, a minha profunda tristeza, desilusão e desgosto pelo que está acontecer à nossa Feira de Sant'iago.
Por isso, até amanhã


1 comentário:

  1. Concordo a 100% contigo...a feira já não é a feira de Setúbal mas sim um mercado e de má qualidade...até o mercado de Azeitão é mais atractivo!! Quero a Feira na Av. Luísa Tody!!!

    ResponderEliminar